E se a neutralidade da rede acabar?

A decisão de acabar com a neutralidade da rede irá mudar a internet. Saiba como.

1. Ela se tornará mais cara

Já pagamos para acessar a internet – tanto os usuários finais, quanto os donos de websites e ainda as companhias web. Com o fim da neutralidade, as companhias estarão livres para cobrar taxas em cima das taxas mensais que já pagamos.  Como? Poderão cobrar adicionais de empresas com grande movimentação. Esses sites poderão repassar o adicional para os clientes que usam seus serviços. Se você usa Facebook e Google, você pagará o pato.

2. Vai ficar parecendo com TV à Cabo

Ou pior. Os provedores de internet – muitos dos quais são companhias de serviços à cabo – podem criar taxas de assinatura para pacotes específicos de websites, exatamente como pacotes de canais por assinatura. Quando as empresas que provêm conteúdos são as mesmas que os produzem, fica muito fácil para elas sabotar a competição. Você terá que dizer adeus ao acesso fácil a músicas, blogs e notícias diversificadas. Você ficará preso na rede de uma única companhia e nas escolhas de conteúdo que ela fizer para você.

3. A qualidade do serviço será pior, a não ser que você pague

Sem a neutralidade, será mais fácil para as empresas efetivamente diminuir as velocidades de serviços concorrentes. A escalada é óbvia: terá mais velocidade quem puder pagar mais. Quem não puder pagar ficará com a linha mais lenta.

4. Haverá menos inovação

Com velocidade privilegiada para alguns, é fácil ver que será mais inovar. Atualmente, com a neutralidade, duas pessoas em uma garagem com uma nova ideia pode lançar um site pelo custo de uma pizza grande. Mas com o fim da neutralidade, algumas poucas empresas terão o poder de quem tem mais condições de inovar. Novos empreendedores serão mais raros. Empreendedores pequenos terão mais dificuldades.

5. Os vídeos online irão sofrer bastante

Com o fim da neutralidade, empresas de vídeos online terão mais dificuldades por causa de sua maior necessidade de banda para transmitir filmes e vídeos online em tempo real. Mas as companhias fornecedores de acesso não ganham tendo que dividir a banda com essas empresas. Sem a neutralidade, as fornecedores de acesso podem diminuir a velocidade do streaming dos serviços concorrentes.

6. BitTorrents também sofrerão

O mesmo vale para websites que transmitem torrents e facilitam downloads de conteúdo. As empresas fornecedoras de Internet, sob forte lobby da Grande Mídia, são pressionadas para bloquear esses sites especializados. Sem a neutralidade, fica muito fácil diminuir a velocidade desses sites.

7. O Universo Google irá dominar

Os provedores de internet não são os únicos que terão seu poder aumentado caso a neutralidade da rede seja destruída. Sem a neutralidade aumentará muito a consolidação de empresas dominantes, o que já vem acontecendo. O ecossistema da web encolherá e apenas uns poucos gigantes controlarão tudo. Uma empresa como a Google, que agora também é um provedor de acesso, poderá usar seu poder para parecer mais atraente e vantajosa do que outras empresas de acesso sem a mesma capacidade de conteúdo.

8. Haverá censura

Quem controla as linhas de acesso controla o fluxo de informação. Sem a neutralidade, os provedores de acesso poderão facilmente bloquear qualquer conteúdo controverso sobre seus negócios, interesses políticos e pressão sobre os governantes.

A partir de matéria da Motherboard

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s