Monocultura?

via deviantart

“Um padrão governante que uma cultura obedece é uma história-mestra – uma narrativa em sociedade que domina as demais, diminuindo a diversidade e formando uma monocultura. Quando você está dentro de uma história-mestra em um período particular da história, você tende a aceitar a definição de realidade dela. Você inconscientemente acredita e atua em certas coisas, e desacredita e fracassa em agir em outras coisas. Esse é o poder da monocultura; ela é capaz de nos direcionar sem que nós saibamos muito sobre ela.

“(…) Uma monocultura não significa que todos acreditam exatamente nas mesmas coisas ou agem exatamente da mesma maneira, mas que nós acabamos compartilhando crenças-chave e assunções que direcionam nossas vidas. Porque a monocultura é grandemente deixada desarticulada até ser desalojada anos depois, nós aprendemos sobre suas fronteiras através de tentativa e erro. Nós, de algum modo, passamos a conhecer como anda a história-mestra, ainda que ninguém nos tenha dito exatamente o que a história é, ou quais são suas regras. Nós desenvolvemos um forte senso do que é esperado de nós no trabalho, em nossas famílias e comunidades – mesmo que por vezes escolhamos não corresponder a essas expectativas. Normalmente não nos perguntamos em primeiro lugar de onde essas expectativas surgem. Elas apenas existem – ou elas existem até que nos encontremos desejando que as coisas fossem de algum modo diferentes, apesar de não sabermos exatamente o que mudaríamos, ou como.

“(…) A vida independente começa com a descoberta do que significa viver ao lado da monocultura, dadas as circunstâncias particulares dela,  em sua vida e tempo particulares, o que não pode ser duplicado para mais ninguém. A partir de sua própria luta para viver uma vida independente, uma estrutura paralela pode eventualmente nascer. Mas o desenvolvimento e a visibilidade dessa estrutura paralela não é a meta – a meta é viver muitas histórias, dentro de um espectro ampliado de valores humanos.”

– F. S. Michaels, em
Monoculture

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s