Polinização cruzada?

colagem Philipp Igumnov

“Agora sabemos o suficiente para saber que nunca saberemos tudo. É por isso que precisamos de arte: ela nos ensina como viver com o mistério. Somente o artista pode explorar o inefável sem nos oferecer uma resposta, pois algumas vezes não há resposta. John Keats chamou a esse impulso romântico de ‘capacidade negativa.’ Ele disse que certos poetas, como Shakespeare, tinham ‘a habilidade de permanecer nas incertezas, nos mistérios, nas dúvidas, sem qualquer busca inflamada pelo fato e pela razão.’ Keats percebeu que só porque algo não pode ser solucionado, ou reduzido em leis da física, isso não significa que não seja real. Quando nos aventuramos para além da fronteira de nosso conhecimento, tudo o que temos é a arte.

Mas antes que possamos chegar a uma quarta cultura, nossas duas culturas existentes precisam modificar seus hábitos. Primeiramente, as humanidades devem sinceramente se engajar com as ciências. Henry James definia o escritor como alguém para o qual nada se perde; os artistas devem considerar seu chamado e não ignorar as inspiradoras descrições científicas da realidade. Todo humanista deveria ler Nature.

Ao mesmo tempo, as ciências devem reconhecer que suas verdades não são as únicas verdades. Nenhum conhecimento tem monopólio sobre o conhecimento. Essa simples ideia será a premissa inicial para qualquer quarta cultura. Como Karl Popper, um eminente defensor da ciência, escreveu: ‘É imperativo que desistamos da ideia de fontes últimas de conhecimento, e admitamos que todo conhecimento é humano; que ele está misturado com nossos erros, com nossos preconceitos, com nossos sonhos, e com nossas esperanças; que tudo o que podemos fazeré tentar a verdade mesmo que esteja além de nosso alcance. Não existe nenhuma autoridade além da busca pelo senso crítico.”

– Jonah Lehrer, em
Proust Was a Neuroscientist

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s