Tonglen

A prática de Tonglen funciona assim: inspira-se todo o mal estar, toda dor, qualquer patologia. Inspira-se o medo, a paralisia e a neurose. Inspira-se a dúvida diabólica e a violência.

Por um tempo, esses fenômenos são retidos nos pulmões. Então, são transformados em benefícios e mérito. Expira-se bem estar, todo alívio e cura. Expira-se destemor, liberdades e sabedoria. Expira-se potencialidade e ludicidez.

Faz-se isso por quantas respirações completas sejam possíveis. Pode-se começar consigo mesmo. Inspira-se. Retem-se. Transforma-se. Oferta-se. Posteriormente, faz-se com pessoas amadas, com amigos e familiares. Inspirar. Reter. Transformar. Liberar. Incluem-se pessoas com quem se tem atrito e desconforto. Inspira-se o conflito, a aresta e o orgulho. Expira-se atenção penetrante, criatividade e compaixão.

Faz-se tonglen por grupos de pessoas: famintos, políticos, nações afligidas pela guerra étnica e ideológica, pelos animais, pelos apresentadores de televisão, pelos donos de dinheiro, pelos praticantes espirituais, pelas crianças, pelos amigos que brigaram, pelos encarcerados, aflitos e pelos seres nos infernos…

Tonglen a qualquer hora, na dinâmica comezinha, no pulo do gato, no instante do pensamento ou na hora do coração. Tonglen no ônibus para um bêbado, e na fila do caixa automático. Tonglen na praia, tomando sol e sob a garoa.

com imagem de Hathodir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s