Novas do Parque de Capim Macio

Uma experiência de cuidar está despertando em Natal. O cenário é o Parque de Capim Macio, último refúgio de árvores nativas e frutíferas no coração do bairro de Capim Macio.

A história do Parque começa com motosserras e abraços, tensão e lágrimas. Por decisão da Justiça, as árvores foram então preservadas. Ou quase. Recentemente, um novo incêndio queimou uma dúzia de árvores nativas.

A decisão da Justiça foi endereçada à Prefeitura de Natal, e urge o governo a preservar as árvores e dotar o local com facilidades de uma praça. Diante da proposta de projeto da Prefeitura, gente da comunidade de Capim Macio apresentou um desenho alternativo para a construção das facilidades.

Essas pessoas defendem que o desenho do Parque de Capim Macio equacione as facilidades da praça, da educação (incluindo contemplação), da cultura e da artes, científicas e arteiras, tornando-se um pólo de inovação social. Aqui um resumo (.pdf) desse projeto.  Também disponível: um rascunho (.pdf) para o projeto educativo – ambos oferecidos ao município.

O que está em jogo, de certa forma, é qual das facilidades queremos em nossos bairros e cidades. Quais delas estão em sintonia com o mundo e como podem ser construídas a partir de quais valores e métodos. E por que deveriam ser construídas? Para servir ao que, ou a quem? Então, o debate em torno do Parque de Capim Macio é uma inesperada experiência de parto do que é possivel fazer nas cidades em favor da qualidade das condições de vida das pessoas.

2º Mutirão de Limpeza do Parque de Capim Macio

Como transformar a última área verde de Capim Macio em um espaço público de bem estar, onde as pessoas possam interagir, gerar inovação, cultura, e aprender a conviver com o meio ambiente?

Convidamos todas as pessoas e grupos interessados em visualizar e agir em favor da última área verde de Capim Macio; e a reunir criatividade, visão e engajamento para demonstrar o que podemos fazer quando estamos juntos.

Nossa ação recomeça com um mutirão de limpeza neste sábado, 08 de outubro, às 9h da manhã. Todas as pessoas são bem vindas e livres para participar de acordo com suas possibilidades e atuações. O mutirão faz parte de um conjunto de ações que objetiva valorizar o parque e emponderar cuidadores e agentes de transformação.

O que trazer?

  • Criatividade
  • Luvas para proteger as mãos (vamos lidar com camisinhas abandonadas, folhas, mourões, taludes)
  • Água para beber (hidrate-se)
  • Disposição para co-protagonizar a mudança (limpando, visualizando, desenhando, arteando)

Agenda: Sábado, 8 de outubro, às 9h. No Parque de Capim Macio. Mapa.

Midiativismo

3 comentários sobre “Novas do Parque de Capim Macio

  1. Ola Breno X!
    Entao, estava querendo mandar uma mensagem para vc e o Gustavo sobre o Parque de Capim Macio e algumas coisas que venho observando por aqui em Seattle.
    Por esses dias trabalhando por aqui, fomos realizar um trabalho de manutencao em uma area que foi plantada em um parque na cidade de Kirkland, proxima a Seattle. Esse parque tem uma historia interessante e me fez lembrar a situacao do Parque de Capim Macio, porem, com algumas diferencas.
    O esforco da comunidade exigiu que a prefeitura transformasse uma antiga area de golfe em um parque para a cidade. Essa pra mim eh a semelhanca para o que estah acontecendo por ai em Capim Macio. A diferenca eh que a prefeitura aqu abracou a causa e transformou a area e continua trabalhando na Restauracao do antigo ecossistema.
    Hoje a area serve para trabalhos voluntarios no intuito de aumentar a biodiversidade da regiao, spot para observacao de aves, atividades de educacao ambiental e recreacao da comunidade.
    Estou na torcida por aqui para ver esse Parque em Capim Macio se transformar numa area de educacao e lazer para a comunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s