Farsa da reciclagem?

A reciclagem está na moda. Toda empresa que se preze rotulará em seus produtos o símbolo de reciclável. O que elas não informam: estão transferindo a responsabilidade pelo descarte de seus produtos para você. Algo mais: a reciclagem não estimula a diminuição do consumo. Mas o consumismo frequenta colapsos sócio-ambientais vivenciados atualmente. Maroto! Rotulando seus produtos como recicláveis as empresas ganham três vezes: transferem sua responsabilidade sobre o depósito final de seu lixo, enquanto continuam a estimular o consumo sem fim de frações ambientais disfarçadas de produtos, ao mesmo tempo em que posam de amigas do meio ambiente.

O video abaixo não é novidade, mas fornece uma perspectiva interessante sobre como o modelo linear de produção simplesmente não dá conta de suas externalidades.

Há boas ideias sobre modelos de produção mais realistas, como o modelo “berço-a-berço”, de William McDonough e Michael Braungart.

Finalmente, melhor do que reciclar é: repensar (o consumo), reparar e reutilizar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s