Senciências?

Que importam nossas religiões, quando falhamos em nos olhar com sabedoria e compaixão? Vamos aos nossos templos, conversamos com Deus e os Anjos e nos frustramos uns com os outros. Vestimos nossas roupas rituais e celebramos uma Unidade, mas nos embarricamos em territórios.

De que nos serve a religião? Dirão: Nada, não serve de nada. Só traz problemas. Muitas guerras são provocadas pela fé. Exclamarão que é mecanismo de controle e conformidade. Criticarão o materialismo espiritual e as visões absolutistas e dogmáticas.

Falarão também que nos serve. Argumentarão sobre o Sagrado na Natureza, na Mulher e no Homem. Tratarão do transcendente (imanente?) e da fixação materialista. Apresentarão as culturas religiosas em sua riqueza de símbolos e significados, como se fossem uma grande herança. Buscarão exemplos de sabedoria religiosa (espiritual?) e pacificações lúcidas.

Talvez, então, devêssemos falar de religiões, porque vemos que há muitas expressões religiosas, em ritos, práticas e visões diferenciadas. Quando critica a religião, essa é uma crítica generalizada? Quando morre de amores pela religião, é sempre um ato de lucidez?

Falando de religiões, perguntamos a quem afinal servem. Seriamo-nos a servir-lhes? Decidindo, escolhemos um lado, tomando um partido. Religiões são partidos? E pensando, há partidos na ciência? Quem estaria com a razão? E por que nos apressaríamos em validar ou censurar a voz de partidaristas?

Mirando assim, poderia parecer que religião (espiritualidade?) e ciência não são irmãs. Como não poderiam ser, compartilhando como estão o mesmo estofo? Falemos de suas fronteiras e raízes, e soarão como notas de uma mesma música. Elas podem não estar separadas. Talvez, sejam mesmo indissociáveis.

Se pudéssemos ouvir cada religião, teriam um único ritmo? Estariam todas vestidas com os mesmos acordes e hiatos de silêncio? Mesmo a ciência é um coral de gradientes. Religiões e ciências, onde residem? No cérebro, na mente, em laboratórios e templos, onde têm sua casa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s