Oikos + nomos

Inspirado por
Tim Rayner e Simon Robson

Os líderes de Estado não conseguem responder ao chamado por mudança no modelo econômico. Quem está chamado a mudança? Um planeta cujos recursos são finitos ou apenas lentamente renováveis.

Por que é que os líderes de Estado são ineficazes? Porque para eles próprios interessa a manutenção do atual modelo econômico, o mesmo que transfere riquezas planetárias para as mãos de uns poucos donos do mundo.

Talvez sejam líderes seguidores de outros líderes, aqueles financeiros e corporativos. Por que os líderes de Estado não respondem adequadamente aos chamados de um planeta em crise? Talvez porque seu sustento seja a própria causa do dano.

Logicamente, estamos falando de economia. Há uma economia e uma ECOnomia. Essa última está longe de ser empreendida pelos líderes de Estado, fixados em teorias econômicas superadas pelos fatos científicos. Espanto: o planeta não é uma reserva de recursos infinitos.

Mas a economia dos líderes de Estado diz que é bom crescer infinitamente. Crescer sempre. Crescer para sempre. Comer tudo. Comer mais. Mais. Mais. Mais. Consumir sempre, e assim fazer a economia girar. Os líderes praticantes desse credo simplesmente não estão à altura da tarefa de responder aos apelos dos ecossistemas planetários. Sua economia e seus negócios giram em torno do consumismo.

Buscam-se novas abordagens, novos protagonistas e novos arranjos de mobilização capazes de propor e demonstrar uma ECOnomia. Já podemos encontrar alguns pioneiros que se utilizam das tecnologias e da criatividade para responder ao chamado por mudança. Pelo menos em princípio, eles não poderão contar com a ajuda dos crentes da economia. Pouco importa. Sua missão é clara, e não há tempo a perder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s