A tribo Dongria Kondh e o filme Avatar

A tribo Dongria Kondh vive longe dos estúdios de Hollywood. Seus oito mil  membros alojados em pequenas casas de barro cobertas com folhas de palmeira, sem eletricidade ou televisão, vivem  isolados em uma região montanhosa de Orissa, à leste da Índia. Sua história, porém,   está inequivocamente ligada ao cenário de  Avatar, o filme dirigido por James Cameron que vem  batendo recordes semanais de bilheteria.

Como na  tribo Na’vi, no filme, tentam desesperadamente evitar que os seres humanos  explorem os recursos minerais de sua terra sagrada que está ameaçada de expropriação pela  empresa britânica Vedanta Resources, que deseja explorar bauxita – denuncia a ONG Survival International.

Segunda-feira, 8 de fevereiro, a ONG publicou na Variety, uma revista dedicada à indústria do entretenimento, uma chamada a James Cameron para ajudar a pequena tribo do leste da Índia. “Avatar é um drama muito real … Na Índia, a tribo dos Dongria Kondh luta para defender sua terra. (…) Vimos o filme. Agora, venha  nos assistir”.

Relatório publicado terça-feira, 9 de fevereiro, pela  ONG Anistia Internacional, informa que a fábrica inaugurada pela Vedanta Resources, em 2006, já começou a poluir os rios, ameaçando a saúde dos habitantes. “Nós tomamos banho no rio. Mas agora, eu estou com medo de levar meus filhos. Eles reclamam de coceira”, assim testemunhou um dos autores do relatório.

O Instituto Indiano de fauna e flora, alertou contra os danos irreversíveis para o ambiente decorrentes de escavação de uma mina e as ONGs locais também temem a perda das florestas densas que servem como uma despensa para  a tribo Dongria Kondh.

Quer saber mais o que há em comum entre o filme e a realidade desse povo? Veja aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “A tribo Dongria Kondh e o filme Avatar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s